Oláaa, tudo bem com você? Eu espero que sim! Eu sou Matheus Hirota, desenvolvedor de soluções digitais a mais de 06 anos no mercado de trabalho, e durante esses mais de 06 anos eu foquei muito tempo em desenvolvimento dentro do WordPress, passei desde os passos básicos usando temas gratuitos, temas comprados, construtor de sites como o Elementor e até mesmo me aventurando em temas próprios e plugins personalizados!
Porém nesses anos lidando com o WordPress diariamente já tive que quebrar muita cabeça com clientes que tinham sites em WordPress e estavam com o site super lento… E ai quando chegamos nesse papo de WordPress lento a primeira coisa que nos vem a cabeça é PLUGINS, e tudo bem, não vejo problema se for isso que vier a sua cabeça, pois realmente os plugins estão ai para nos ajudar, o que nós muitas vezes não pensamos é que, além de precisar saber configurar os plugins da forma correta é necessário haver um “casamento” muito bem feito entre o Plugin e o fator base para tudo, a sua hospedagem de sites!
O primeiro fator: Onde o seu site mora!
A sua hospedagem de sites é o fator base dentro de todos os fatores que contemplam um WordPress bem otimizado! Digo isso pois, a sua hospedagem utiliza uma tecnologia especifica para interpretar a linguagem utilizada pelo WordPress que no caso seria o PHP e transformar em conteúdo visual para o seu usuário! A maior parte das hospedagens de custo baixo/médio hoje em dia utilizam o Apache, para você entender a fundo o que é/como funciona o Apache, acesse esse post da Hostinger que explica muito bem:
O que é Apache? Uma visão aprofundada do servidor Apache
O poder do Litespeed
Mas para nós que estamos nessa etapa de otimizar um WordPress não precisamos entender tecnicamente o que seria o Apache, quais suas vantagens ou desvantagens técnicas, o que precisamos entender é que o primeiro passo para você otimizar o seu site especificamente em WordPress seria ter uma hospedagem de sites que suporte e utilize o Litespeed a nível de servidor, o Litespeed substitui/atua em paralelo com o Apache no servidor, otimizando assim o processamento do PHP e entregando um desempenho monstruoso para o seu site, independentemente se ele é um tema, Elementor ou foi construído do zero, ele consegue otimizar qualquer WordPress.
Nos meus testes eu consigo recomendar 2 empresas que utilizam o Litespeed e oferecem um serviço e suporte que não deixam a desejar. A primeira seria uma empresa que eu já utilizei no passado para meus projetos pessoais e para os clientes da minha agência, porém na época eu possuia uma revenda que rodava somente o Apache, e com isso acabei migrando para a que estou atualmente que utiliza Litespeed, poréeeem acessando o site deles hoje, acabei vendo que eles começaram a ofertas pacotes com Litespeed, então vou recomendar pois na época eu não tinha downtime e também quando eu precisava de algum help o suporte via ticket era super rápido!
A primeira então seria a Valuehost – CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DA VALUE HOST

Para vocês encontrarem no site deles é fácil, acessa o link acima para ajudar o coleguinha (uma mão lava a outra), passa o mouse em cima de Hospedagem no menu superior, e ai você vai ter várias opções, visualmente você já tem as 4 opções que utilizam o Litespeed, e ai vai de acordo com a sua demanda, se você não vê necessidade em ter uma hospedagem no Brasil pode escolher o cPanel Internacional, porém se você precisa de um datacenter no Brasil é só escolher o cPanel Nacional, sempre recomendo as opções WordPress:


E ai na data de hoje (09/01/2023) para os planos Internacionais são esses os disponíveis, confira na imagem abaixo as características técnicas de cada um, e os seus respectivos valores mensais:

E para os planos nacionais, esses são os disponíveis com suas características técnicas e seus respectivos valores mensais:

Clone o seu site!
E claaaaro, como um bom programador eu não queria gastar dinheiro para poder testar uma parada antes de ter total certeza que é boa mesmo, então por isso e é até um ponto que eu gosto da ValueHost para programadores é que eles tem o bom e velho 30 dias grátis de verdade! E de fato funciona muito bem, vale a pena o teste para você comparar a diferença em desempenho da sua hospedagem atual para nova, segue uma dica rápida:
- Faz um backup do seu site usando um plugin chamado Duplicator, só instalar, faz o passo a passo auto explicativo e baixa os 2 arquivos que ele gera no final e salva em algum local do seu computador, ai você vai na ValueHost e contrata com 30 dias grátis um pacote com Litespeed com configurações parecidas com a que você tem hoje, ou com a qual você pretende usar no seu site, no momento da configuração da sua conta na ValueHost coloque um domínio qualquer seu que não esta em uso (tenha sempre um domínio para testes, compra um por .com.br por R$36,00/ano na Umbler, mais barato que na Registro.BR e seguro da mesma maneira!) e aponta o seu domínio para os nameservers que a Valuehost te fornecer
- Entra no seu cPanel e utilizando o gerenciador de arquivos sobe o arquivo installer.php e o .zip que o Duplicator gerou e você salvo no seu computador para a pasta public_html caso ainda não esteja dentro dela!
- No seu cPanel cria um novo banco de dados MySQL e anota o usuário, nome do banco e senha
- Aguarda propagar o seu domínio, e quando ele propagar acessa seu_dominio.com.br/installer.php para entrar no instalar do Duplicator, segue o passo a passo, quando ele pedir os dados do banco de dados forneça os dados que vc criou no passo anterior e finalize a instalação
- Feito isso você tem uma cópia exata do seu site atual em outro servidor para você comparar os desempenhos do jeito que o seu site esta hoje só alterando de servidor!
Na maior parte dos casos que eu já peguei para otimizar um site em WordPress esse simples passo a passo acima, que qualquer pessoa consegue fazer sozinha, já temos um grande avanço em desempenho!
Aqui a mágica acontece!
Agora vem a parte que meus clientes chamam de mágica! Acesse o painel administrativo (wp-admin) do seu WordPress de testes na Valuehost e desinstale todo e qualquer plugin referente a otimização, tanto de páginas, assets, imagens e etc… deixe somente com os plugins que não são para otimização! Feito isso, você vai instalar somente 2 plugins, com somente esses 2 plugins conseguiremos um desempenho monstro no final, vem comigo:
- Faça um teste no Google Pagespeed (https://pagespeed.web.dev/) e anote a nota gerada para o seu site no Celular/Mobile, se quiser algo mais detalhado ou personalizado faça no GTMetrix (https://gtmetrix.com/#) TAMBÉM e anote!
- Instale o Litespeed Cache: https://br.wordpress.org/plugins/litespeed-cache/ e ative ele, você vai ter diversas opções de personalização e otimização, eu já testei diversas maneiras e o conjunto de configurações mais universal possível que eu consegui seria essa que eu utilizo atualmente, na minha ultima aplicação desse preset eu consegui tirar um site de 39 para 76 no Google Pagespeed e um desempenho de 391 ms de tempo de Full Load em um WordPress com a página feita no Elementor!
- Receba o seu preset no e-mail por aqui:
- Faça a importação do preset no Litespeed:

- Refaça os mesmos testes que você fez antes desses passos e faça a comparação!
- Para finalizar as otimizações, vamos para as imagens, precisamos agora fornece-las em WebP para navegadores que tiverem esse suporte, o plugin WebP Express faz isso de uma forma simples, faça a instalação dele e a ativação no seu WordPress – WebP Express
- Agora é simples, acesse Configurações, WebP Express, e clique em Bulk Convert:

- Ele vai escanear e te falar quantas imagens precisam de conversão no seu site e ai é só clicar em Start conversion

- E ai ele vai começar a conversão das imagens para WebP, ele vai te mostrar quantos % de ganho ou perda na conversão em questão de tamanho e também em kb:

- E ao finalizar, só clicar no botão Save settings and force new .htaccess rules e pronto! Imagens otimizadas para WebP, o plugin cuida do resto das questões técnicas!

E pronto meu queridos! Temos um WordPress otimizado da maneira correta e limpa! Resumindo para vocês então ficou assim o conjunto da obra:
- Ter uma hospedagem Litespeed, recomendo: ValueHost e Hostinger na Valuehost expliquei acima como escolher os planos com Litespeed e na Hostinger é mais simples, só ir em Hospedagem no menu superior e depois em Hospedagem WordPress, ai aqui eu uso e recomendo o plano WordPress Pro, porém qualquer plano ali tem Litespeed!
- Realizar backup com o Duplicator do seu WordPress atual e subir na hospedagem Litespeed via FTP ou Gerenciador de Arquivos do painel de controle da hospedagem, criar um banco de dados e realizar a instalação seguindo o passo a passo do Duplicator como explicado acima!
- Instalar o plugin Litespeed Cache, garantir o seu preset abaixo e importar conforme explicado acima!
- Instalar o plugin WebP Express, realizar a conversão dos arquivos e pronto!
Gostaram dos resultados obtidos? Então me ajuda ai, comenta abaixo como ficou o seu antes e depois para a galera conferir, utilize os links fornecidos aqui na página para contratar os serviços se necessário para me ajudar a trazer mais conteúdo gratuito para vocês, compartilhe com seus amigos e vamos levar mais facilidade para todos! Valeeeeu!
PS: Precisa do LiteSpeed no seu cloud linux para operações de alto trafégo? Pesquise sobre o OpenLiteSpeed (https://openlitespeed.org/), assim você tem o LiteSpeed sem precisar pagar a licença! Em breve trago um passo a passo de como subir uma instancia em cloud!